top of page

Confira as 10 Dicas para reduzir o consumo de energia do ar condicionado


1 - Opte pelos aparelhos que contenham o selo Procel de Economia de Energia, esta é uma ferramenta que permite ao consumidor conhecer quais são os ares condicionados mais eficientes e que consomem menos energia.

2 - Opte pelos modelos que ofereçam recursos de programação, tal como o timer, assim você poderá deixar o aparelho ligado durante a noite, por exemplo, tendo a certeza que ele desligará sem que você precise acordar.

Tal função também é importante para que você programe o tempo de uso do ar, evitando que ele continue em funcionamento quando não for necessário. Para os usuários mais esquecidos, a programação é um ótimo auxílio.

3 - Mesmo com o timer, crie o hábito de desligar o aparelho sempre que você precisar se ausentar do ambiente por tempo prolongado.

4 - Não obstrua as laterais e o fundo do equipamento de janela, já que tal fechamento poderá dificultar a troca térmica do gás com o ar, levando ao aumento da pressão interna no sistema e reduzindo a eficiência do equipamento. Assim, você acabará aumentando o consumo de energia do ar condicionado.

5 - Faça a instalação da unidade externa em local com boa circulação de ar. Ou seja, instale a condensadora em ambientes que favoreçam o uso do equipamento.

6 - A parte externa também deve ser protegida da incidência do sol, sem que haja o bloqueamento das grades de ventilação.

7 - Regule o termostato adequadamente e não force o seu ar condicionado ao aumento do consumo de energia. Mantenha os ambientes na temperatura entre 22°C e 25°C, evitando exageros.

8 - Conserve os filtros limpos, já que a sujeira impede a circulação livre do ar e força o aparelho a trabalhar mais.

9 - Deixe as portas e janelas bem fechadas, já que a entrada e saída de ar do ambiente externo prejudica a eficiência do ar condicionado e leva ao aumento do consumo de energia.

10 - E, por último, mas não menos importante: Escolha o tamanho ideal para o espaço a ser refrigerado. Antes de tudo, calcule a potência adequada para a dimensão do ambiente e para a intensidade do fluxo de pessoas. Clique Aqui , e utlize a calculadora de BTUs que permite dimensionar o tamanho do seu ambiente de acordo com a sua necessidade de aparelho.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
símbolo_WhatsApp.jpg
bottom of page