top of page

Você Sabia?


A primeira e mais comum das “substâncias frias” utilizadas para remover calor , foi o gelo, e a neve?

Os chineses foram os primeiros a aprender que o gelo tornava as bebidas mais frias e saborosas.

Nos tempos dos gregos e romanos, escravos eram usados para apanhar a neve no topo das montanhas a qual era armazenada em buracos na terra, para ser usada posteriormente na confecção (produção) de guloseimas geladas. Estas práticas atingiram a Europa com avanço da civilização, e a França, durante o sec. XVI o gelo e a neve foram usados para resfriar bebidas e pratos congelados que se tornaram populares.

Francis Bacon, em 1626, foi o primeiro a pensar em refrigeração para conservar alimentos. Ele realizou uma experiência com uma galinha enterrada na neve para ver se a preservava, mas apenas com a invenção do MICROSCÓPIO em 1863 que resultados satisfatórios foram obtidos. Com o microscópio os cientistas estudaram as bactérias, enzimas e fungos. Eles descobriram que esses organismos microscópicos se multiplicam com o calor, porém, pareciam hibernar em temperaturas abaixo de 10°C negativos. Temperaturas mais baixas não eliminam microorganismos, mas sim controlam seu crescimento. Então pela primeira vez os alimentos puderam ser mantido em seu estado natural pelo uso do frio. A descoberta do ciclo da refrigeração e desenvolvimento da máquina frigorífica abriu caminho para o uso prático do ar condicionado. O que pode ser considerado como o primeiro equipamento de ar condicionado, criado e patenteado em 1897 pôr Joseph McCreaty (U.S.A). Seu sistema foi denominado lavador de ar ( um sistema de resfriamento baseado no borrifamento de água).

O Dr. Willis Haviland Carrier ( U.S.A.) pode ser considerado o primeiro a conseguir o controle de temperatura e umidade ao instalar, em 1906, com sucesso, equipamento de ar condicionado numa oficina gráfica. Este equipamento era baseado no sistema de lavador de ar, que resfriou e saturou o ar até o ponto de orvalho. Sua teoria termodinâmica foi apresentada à Americam Society of Mechanical Engineers (ASME) em 1911. Até fins da segunda Guerra Mundial, o condicionamento de ar era utilizado principalmente em aplicações industriais. Posteriormente, iniciou-se o desenvolvimento do sistema visando o conforto humano.

http://masserar.com.br/curiosidade-ver/5


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
símbolo_WhatsApp.jpg
bottom of page