top of page

6 coisas incríveis sobre ar-condicionado


Geralmente as pessoas só se preocupam com o ar-condicionado quando ele não está funcionando, não é? Você já parou pra pensar que há mais segredos entre sua parede e seu ar-condicionado que sua vã filosofia possa imaginar?

Pois saiba que esse aparelho mais do que necessário nos dias quentes carrega curiosidades bastante interessantes. Quer ver? Então prepare a temperatura ideal do seu ambiente e confira essa lista que fizemos para você:

1) Você fala o nome errado

O nome correto é condicionador de ar e não ar-condicionado. O ar que sai de dentro do aparelho é que pode ser chamado de ar-condicionado – ou seja, é o ar normal que está condicionado a uma temperatura menor. O que o aparelho faz é condicionar esse ar, por isso ele é um condicionador de ar. Porém, é quase unânime que todo mundo chame ele de ar-condicionado.

2) O aparelho tem duas partes

Essa talvez você já tenha notado: o aparelho de ar-condicionado é formado por duas partes, aquela que vai dentro do ambiente e a outra, que fica no lado de fora. Mas que elas se chamam condensadora (lado externo) e evaporadora (lado interno) você certamente não sabia, não, é?

3) A temperatura considerada ideal é de 23°C a 24°C

Há pessoas que sentem mais frio, outras sentem mais calor. É difícil agradar a todos, mas há uma temperatura considerada ideal para manter o ambiente confortável.

Acredita-se que deixar o local na média de 23°C ou 24°C seja agradável ao corpo humano por não necessitar de casacos e ainda assim aliviar o calorão. É uma temperatura bastante democrática que ajuda a evitar brigas entre pessoas que gostam mais ou menos do friozinho.

4) O ar frio é mais pesado que o ar quente

Por ser mais "pesado", o ar frio acaba "descendo" no ambiente. Por isso que o aparelho de ar-condicionado deve ficar no alto. A explicação é simples: as moléculas de ar frio ficam mais próximas uma das outras do que as de ar quente. Dessa forma, elas acabam se tornando mais leves e tornando essa “descida” mais fácil.

Já as moléculas de ar quente são mais distribuídas, dividindo o peso pelo espaço e fazendo com que "subam". Pelo mesmo motivo que as lareiras devem ficar no chão do ambiente.

5) Você deve fazer manutenção a cada seis meses

A maioria das pessoas só utiliza o aparelho de ar-condicionado no verão e depois esquece de fazer a manutenção. Quando volta a utilizar, acaba encontrando problemas.

É importante fazer sempre a manutenção do aparelho, limpando os filtros com frequência e chamando um técnico para fazer limpezas mais profundas e verificar se o aparelho está em perfeito estado.

6) O ar-condicionado não foi inventado para refrescar o ambiente

Por incrível que pareça, o ar-condicionado não foi criado com a ideia principal de climatizar o ambiente para o conforto das pessoas. Ele foi inventado para resolver um problema da indústria gráfica nos dias quentes de verão.

Com o calor, os papeis absorviam a umidade do ar, impedindo a fixação das cores e deixando a imagem borrada. Com a invenção de um jovem engenheiro em 1902, a umidade diminuía e era possível fazer as impressões.

http://www.komeco.com.br/blog/8-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-ar-condicionado/


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
símbolo_WhatsApp.jpg
bottom of page